Banner do topo
Logo
Imagem de capa da postagem
Gabrielle

Criação de conteúdos e gestão de redes sociais

Em suas mãos (2022)

Em suas mãos (In Her Hands) - Aos 26 anos, Zarifa Ghafari se tornou uma das primeiras prefeitas do Afeganistão e a mais jovem a ocupar o cargo. Filmado ao longo de dois anos em uma batalha pessoal pela sobrevivência enquanto seu país desmorona.

 

Personagens

Um documentário de Tamana Ayazi e Marcel Mettelsiefen, produzido por Hillary e Chelsea Clinton.

A trama acompanha a jovem Zarifa Ghafaride 26 anos, que lutou contra o machismo e os talibãs para conseguir ser a primeira prefeita de uma pequena cidade do Afeganistão

 

A História

Filmado ao longo de dois anos turbulentos, Em suas mãos conta a história de Zarifa Ghafari, que aos 26 anos se tornou uma das primeiras prefeitas do Afeganistão e a mais jovem a ocupar o cargo. O filme documenta sua luta pela sobrevivência no cenário de desintegração acelerada de seu país. Enquanto as forças ocidentais anunciam sua retirada e os talibãs começam a voltar ao poder, Zarifa e as mulheres de todo o país enfrentam uma nova realidade. Em meio a essas mudanças tectônicas, Zarifa deve tomar a decisão mais difícil de sua vida.

 

Em suas mãos

 

Pode Ver Sem Medo?

Quando o filme começa em janeiro de 2020, Zarifa Ghafari, de 26 anos, é uma das primeiras prefeitas do Afeganistão e uma defensora dos direitos das mulheres.

Durante esses momentos, Ghafari dirige por sua região, cumprimentando seus apoiadores e detratores com o mesmo otimismo contagiante. Entrevistas com moradores de Maidan Shar revelam o profundo conservadorismo da cidade: muitas pessoas, geralmente homens, se perguntam por que Ghafari não está em casa cuidando das crianças em vez de “mandar” nelas. Outros, como Massoum, se consolam com a presença de Ghafari, vendo-a como um farol do futuro do país.

Deixada com cada vez menos opções, Ghafari é transferida para um cargo mais alto dentro do governo. A mudança encerra sua relação de trabalho e amizade com Massoum porque o protocolo exige que Ghafari empregue um soldado afegão como guarda-costas e motorista.

Massoum, outrora um torcedor zeloso, sente-se traído. O filme não se debruça sobre os detalhes do conflito, voltando-se para a narrativa envolvente e sóbria do ex-motorista. Sem emprego ou perspectiva de ter um, Massoum passa os dias nas montanhas com a filha. “A guerra engole os desamparados e os pobres”, diz ele a certa altura. É o sentimento mais assustador do documentário e a articulação mais honesta das lutas do Afeganistão tanto com o Talibã quanto com a intervenção ocidental.

Quando o filme termina no início de 2022, Ghafari sobreviveu a uma tentativa de assassinato, perdeu seu pai em um assassinato e buscou asilo na Alemanha. Isso após a recaptura de Cabul pelo Talibã em 2021.

Por fim, imagens de afegãos desesperados lotando aeroportos, tentando escapar, tornam a urgência da situação palpável, mas pouco se aprofunda nos conflitos, a história de Ghafari poderia ser um complemento do documentário Fuga de Cabul que mostra mais a fundo os conflitos políticos. 

 

Curiosidades:

  • Adquirido pela Netflix antes de sua estreia no Festival de Cinema de Toronto de 2022, In Her Hands é o primeiro projeto da nova produtora de Hillary e Chelsea Clinton, HiddenLight Productions.

 

Avaliações:

IMDB – 6,7

Rotten Tomatoes – 58%    

 

Onde assistir?

Em suas mãos está na Netflix com 1h32min.

Tags:

#documentarios #filmes #afeganistao #netflix

Comentários (0)