Banner do topo
Logo
Imagem de capa da postagem
Gabrielle

Criação de conteúdos e gestão de redes sociais

A Criatura de Gyeongseong (2023-)

A Criatura de Gyeongseong - Na sombria era colonial de Seul, um homem e uma mulher lutam para sobreviver, enfrentando um monstro nascido da ganância humana.

 

Personagens

Park Seo-joon
 
Han So-hee
 
Wi Ha-joon
 
Jo Han-chul
 
Kim Hae-sook
 
Choi Young-joon
 
Keisuke Hoashi
 
 

 

A História

Estamos em 1945, em Gyeongseong (Velha Seul), os japoneses ainda estão no comando, apesar das derrotas que sofrem nas mãos das forças aliadas.

Apesar da maioria dos cidadãos estar sob o comando autoritário do exército japonês, Jang Tae-sang (Park Seo-joon) está prosperando.

Ele é o proprietário da Casa do Tesouro Dourado, a melhor loja de penhores de Gyeongseong, e as pessoas estão fazendo fila para penhorar seus objetos de valor, desesperadas por qualquer tipo de dinheiro que possa manter suas famílias à tona.

Ele tem a tarefa de encontrar uma mulher desaparecida chamada Akiko. No processo, ele se envolve com Yoon Chae-ok [Han So-hee], uma detetive que retorna para encontrar sua mãe, que está desaparecida há 10 anos.

 

 

    A Criatura de Gyeongseong  

 

Pode Ver Sem Medo?

A Criatura Gyeongseong pega os crimes de guerra reais cometidos pela Unidade 731 – que foi criada pelo Japão em 1936 e utilizada largamente com a intenção de promover pesquisas para o desenvolvimento de armas químicas e biológicas. E dá a eles uma transformação sobrenatural e os transplanta para um laboratório subterrâneo secreto na capital coreana.

E tal como na realidade, os cidadãos são arrastados para o local para se tornarem cobaias e sofrerem abusos horríveis nas mãos dos seus opressores.

E estão à mercê do sádico General Kato (interpretado por Choi Young-joon), que está determinado a criar um novo tipo de arma para ajudar o Japão a expandir ainda mais o seu império – com um monstro quase imortal com tentáculos e escamas sob seu controle.

E é nesse ambiente que os nossos personagens irão se infiltrar para resgatar pessoas que sumiram da cidade e foram levadas ao subsolo do hospital principal de Gyeongseong como cobaias.

O que mais me surpreendeu nessa série foi o fato de não focar somente na criatura, e o que para muitos foi motivo de críticas, para mim ter várias vertentes da mesma história deixou a série mais interessante.

Sejam fatores históricos, ação, sci-fi, suspense ou mesmo romance, ela se destaca em todos os sentidos e desafia nosso pensamento através dos atores.

A ambientação da série é incrível, temos dois cenários contrastantes que ajudam a criar atmosferas bem distintas.

A cidade com suas cores e roupas de época, a casa dourada com toda a sua pompa e riqueza, as sakuras floridas, quase faz parecer que todos levam uma vida normal, mas no subsolo do hospital, a escuridão, os uniformes militares e tudo opaco e sombrio nos lembram da dor daquelas que foram capturados. E dos experimentos bizarros que estão sendo desenvolvidos ali.

A criatura com seus tentáculos é a personificação da capacidade dos homens em querer dominar e oprimir os mais fracos, o poder esmagador sobre aqueles que consideram inferiores.

Os personagens são maravilhosos, o grupo da casa dourada, dos rebeldes, os próprios militares, todos cumprem bem seu papel, e o que falar da nossa dupla Tae- Sang e Chae-ok, o desenrolar da relação deles foi bem espotâneo e convenceu.

E a forma como os traumas e sofrimentos que a guerra causou a cada um deles é colocado em cena, é forte e sensível.

No final das contas, A Criatura de Gyeongseong é uma história emocionante. Embora destaque um período tenso na história partilhada entre o Japão e a Coreia – que se tornou ainda mais medonho com os seus embelezamentos ficcionais – as suas lições são aplicáveis no nosso mundo.

São reflexões pertinentes ao nosso mundo de hoje que ainda insiste em travar guerras mesmo sabendo das consequências que isso traz para a vida humana. Se você procura uma série que traga esse tema de forma diferente essa aqui você pode ver sem medo!

 




Curiosidades:

  • Embora não esteja listado, grande parte do diálogo está, na verdade, em japonês, como as cenas do hospital e todas as cenas dos soldados.

 

 

Avaliações:

IMDB – 7,4

Rotten Tomatoes –  88% 

 

Onde assistir?

A Criatura de Gyeongseong está na Netflix com 10 episódios.

Tags:

#ação #dorama #Drama #historia #kdrama #netflix #series

Comentários (0)