Séries
Cinco Dias no Hospital Memorial (Five Days at Memorial) acompanha o momento após o furacão Katrina chegar em Nova Orleans. Sendo assim, médicos e enfermeiros da UTI lutam para salvar o máximo de vidas quando a instalação fica sem eletricidade por cinco dias. Embora exausta, a equipe foi forçada a tomar decisões difíceis e angustiantes.
Quem são os personagens?
Dentre os principais personagens, o destaque vai para Vera Farmiga (Bates Motel e a franquia The Conjuring), que interpreta Drª Anna, uma das médicas do hospital, bem como a enfermeira Diane, interpretada por Julie Ann Emery (Better Call Saul).
O elenco de Cinco Dias no Hospital Memorial é formado também por:
Robert Pine (CHiPs)
Cherry Jones (Transparent, Succession)
Cornelius Smith Jr. (Escândalo – Os Bastidores do Poder)
Adepero Oduye (O Falcão e o Soldado Invernal)
Molly Hager (Happyish)
Michael Gaston (Ponto Cego, The Leftovers)
W. Earl Brown (Deadwood, Preacher).
Pode ver sem medo?
"Baseados em fatos reais", frase que nos desperta sentimentos mistos e muita curiosidade. Nesse sentido, Cinco Dias no Hospital Memorial não é diferente, especialmente por se tratar de um acontecimento em um passado não tão distante. Logo após a passagem do furacão Katrina em 2005, os desastrosos eventos que ocorreram na cidade de Nova Orleans motivaram uma história sombria. A minissérie conta como a Dra. Anna Pou e a comandante de incidentes, Susan Mulderick, enfrentaram dificuldades esmagadoras para salvar pacientes no Memorial Medical Center.
O expectador acompanha passo a passo esses 5 dias em que as condições do hospital e da cidade se dificultam, com a falta de energia, insumos e pessoas desesperadas.
Enfim, nós somos apresentados ao mistério sobre o que afinal aconteceu com os pacientes do lugar. Teriam morrido por consequência das condições precárias como: falta de energia, causando a parada de equipamentos e tudo mais que decorre daí ou eles tiveram suas mortes facilitadas por médicos e enfermeiras?
[caption id="attachment_420" align="aligncenter" width="300"] Equipe corre com bebês em incubadoras: dramatização realista de uma tragédia humanitária[/caption]
No entanto, esse mistério é tratado somente nos 3 últimos episódios, onde tomamos conhecimento de todos os detalhes sobre as investigações que tentavam provar negligência por parte da equipe do hospital.
A série deixa em aberto para que nós tiremos nossas próprias conclusões sobre a legitimidade do que foi feito pela equipe. Apesar do julgamento final ter um desfecho, fica a pergunta, foi assassinato? Será que a equipe teria como evitar as mortes? O que você faria?
Por fim, com certeza vale a pena assistir! Cinco Dias no Hospital Memorial é muito bem produzida e os personagens convencem, nos força a refletir sobre a vida e a ética em situações extremas. É uma história comovente que mexe com as nossas convicções.
Curiosidades:
O livro Five Days at Memorial de Sheri Fink, lançado em setembro de 2013, serve como inspiração para a série limitada da Apple TV+.
As filmagens da série aconteceram em Toronto e Nova Orleans entre maio e novembro de 2021.
As filmagens aconteceram no Branson Hospital em Toronto.
Episódios e temporadas:
Minissérie com 8 episódios.
Avaliações:
IMDB – 7,8
Rotten Tomatoes – 91%
Onde assistir?
Cinco Dias no Hospital Memorial está disponível na Apple TV.
Leia mais...
Séries
Mal de Família (Bad Sisters - 2022) é uma combinação deliciosa de suspense e comédia de humor ácido que acompanha a vida das irmãs Garvey. Unidas pela morte prematura de seus pais e a promessa de sempre se protegerem. Assim segredos obscuros são revelados em Bad Sisters com um misterioso assassinato desenfreadamente engraçado.
Quem são os personagens?
O elenco de Bad Sisters é composto majoritariamente por irlandeses e ingleses. A série é estrelada por Sharon Horgan, Anne-Marie Duff (“As Sufragistas” e “The Salisbury Poisonings”), Eva Birthistle (“Brooklyn” e “O Último Reino”), Sarah Greene (“Frank of Ireland” e “Dublin Murders”) e Eve Hewson (“Por Trás de Seus Olhos” e “The Luminaries”) como as irmãs Garvey.
Pode ver sem medo?
Quando o cunhado morre, o seguro de vida inicia uma investigação para provar que houve intenções maliciosas – e estão de olho nas irmãs. Inegavelmente, todas tinham muitas razões para matá-lo. Essa é a premissa da série que poderia ser somente mais um clichê mas não é assim que ela se desenrola, sendo surpreendente o rumo que a história toma.
Por meio de uma mistura de humor ácido com suspense, a série mostra as várias faces da vida das irmãs Garvey, que prometeram protegerem umas às outras depois da morte prematura de seus pais.
[caption id="attachment_444" align="aligncenter" width="300"] John Paul e Grace[/caption]
Aos poucos vamos descobrindo o pano de fundo da trama, o real motivo do assassinato do cunhado. Constantemente, uma das irmãs, Grace, é vítima de abuso psicológico, um tipo de violência doméstica pouco representada na TV. Ao passo que seu marido, John-Paul (Claes Bang), é um verdadeiro diabo em sua vida. Nesse meio tempo, vamos entendendo, ao longo dos episódios, que ele é o diabo na vida de cada uma das outras irmãs e acabamos torcendo que ele morra mesmo!
Essa série vale muito à pena, pois ela constrói os personagens de forma muito inteligente e vamos entendendo a história passo a passo com um final surpreendente que faz todo o sentido! Não percam! Depois venham aqui e contem o que acharam!
Curiosidades:
Criada por Sharon Horgan, protagonista e escritora de diversas séries de sucesso, inclusive ela é a protagonista de Bad Sisters.
Exibida originalmente em 2012 no canal belga VTM (baseada na série de TV Clan).
As principais filmagens ocorreram em agosto de 2021, diversos lugares de Dublin, como Sandycove, the Forty Foot, Howth, and Malahide foram palcos das gravações, algumas cenas ocorreram em Belfast.
Episódios e temporadas:
São 10 episódios em 1 temporada
Avaliações:
IMDB – 8,3
Rotten Tomatoes – 100%
Onde assistir?
Mal de Família está disponível na Apple TV.
Leia mais...
Filmes
O Enfermeiro da Noite (The Good Nurse) é baseado em uma história real, adaptando o livro The Good Nurse: A True Story of Medicine, Madness, and Murder (2013), de Charles Graeber. Inesperadamente, uma enfermeira suspeita que o colega é responsável por uma série de mortes misteriosas e arrisca a própria vida em busca da verdade. Quem são os personagens?De um lado temos Amy Loughren (Jessica Chastain), enfermeira que trabalha nos exigentes turnos da noite na UTI do Hospital Somerset Medical Center, em Nova Jersey, no início dos anos 2000. Do outro, temos um Novo Enfermeiro da Noite, aparentemente atencioso e simpático chamado Charles Cullen (Eddie Redmayne), que chega para ajudá-la devido à sobrecarga de trabalho. Pode ver sem medo?O filme narra parte da macabra e demoníaca trajetória de Cullen, a partir da perspectiva de Amy Loughren. Além de dedicada enfermeira, é também uma mãe solo que desenvolveu uma profunda amizade com o misterioso colega de trabalho.Charles Cullen percorreu diversos hospitais do estado de Nova Jersey, deixando para trás um misterioso rastro de silenciosas e inexplicáveis mortes de pacientes. Por isso, acredita-se que Cullen tenha matado mais de 400 pessoas ao longo de seus 16 anos trabalhando em diversos hospitais.O filme mostra como Amy ajudou a parar os assassinatos denunciando seu colega para a equipe de investigação. Charles nunca ofereceu uma motivação convincente para seus crimes. Aliás, as atuações de Jessica Chastain e Eddie Redmayne são muito convincentes. Especialmente, Jessica, que no papel de Amy, nos mostra as dificuldades de uma mãe solteira que precisa lidar com desafios extremos, no trabalho e em casa, onde inevitavelmente acaba precisando lidar com muitos dilemas pessoais. Também estão presentes algumas críticas sociais, como ao sistema de saúde americano. Enfim, são muitos os pontos em que o roteiro nos convida a refletir em questões muitas vezes espinhosas, como a delicada situação dos hospitais, que de forma geral, não deixam de ter também sua parcela de culpa, permitindo que o enfermeiro circule impune.Em resumo, O Enfermeiro da Noite é bom, especialmente se analisado pelo lado da história real envolvida. No entanto, acho que o roteiro poderia ter abordado com mais profundidade a personalidade sinistra de Cullen, revelando mais detalhes de suas ações até ser descoberto. Curiosidades: O enfermeiro da noite conta a história real de um serial killer, que cumpre pena de prisão perpétua. Amy Loughren agora está morando em DeLand, Flórida, com suas duas filhas, onde ela busca uma vida de espiritualidade após o caso de assassinato. Avaliações:IMDB – 6,9Rotten Tomatoes – 81% Onde assistir?O filme está na Netflix com 2h1min de duração.
Leia mais...
Séries
Home Before Dark é uma série de televisão de drama e mistério, criada por Dana Fox e Dara Resnik e produzida para a Apple TV+. A série conta a história de uma menina de 9 anos que muda com sua família do Brooklyn para a cidadezinha de Erie Harbor. Hilde é uma pequena jornalista que se depara com um mistério não resolvido e em sua busca pela verdade irá descobrir segredos chocantes.
Quem são os personagens?
A história de Home Before Dark se desenvolve, a princípio, em 3 núcleos: o grupo das crianças, os adolescentes e os adultos da cidade. Com o decorrer da história, unem-se em um único núcleo com um só objetivo. O personagem central é a pequena Hilde Lisko, uma menina de 9 anos de idade aspirante à jornalista. Interpretada por Brooklynn Prince, Hilde é filha do meio da família Lisko, que é o foco de toda narrativa da série.
No elenco estão:
Reed Birney como Sylvester Lisko (A Troca). Joelle Carter como Kim Collins (Justified). Louis Herthum como Xerife Frank Briggs (Westworld). Adrian Hough como Prefeito Jack Fife (X-Men 3: O Confronto Final). Jim Sturgess como Matt Lisko. Kiefer O’Reilly como Richie Fife.
Pode ver sem medo?
Home Before Dark é envolvente desde os primeiros episódios, de uma forma despretensiosa, no entanto, a história vai se mostrando muito mais complexa do que a de uma família de cidade grande que precisa recomeçar em uma cidadezinha. No momento em que Hilde, a filha mais nova, fica sabendo do caso Richie Fife, uma criança, e amigo de seu pai, que desapareceu na cidade anos atrás, ela inicia uma investigação por conta própria. Por isso, ela começa a escrever um jornal on-line chamado “Magic Hour” e conta com seus novos amigos para ajudá-la nessa aventura, Spoon e Doony.
[caption id="attachment_423" align="aligncenter" width="300"] Spoon, Hilde e Doony[/caption]
O sumiço de Fife nunca foi solucionado e Sam Gillis foi preso, e está na prisão pelo crime desde então, mas o corpo do garoto nunca foi encontrado. Aliás, o nome da série faz alusão justamente ao fato de que após este crime as crianças precisam estar em casa antes do anoitecer. Com o passar do tempo, Hilde recebe ajuda de seu pai, o jornalista Matt, que trabalhou durante anos em um jornal investigativo no Brooklyn. Juntos, começam a olhar para o caso novamente em busca de pistas.
Como pano de fundo desse mistério, temos muitas questões atuais e polêmicas que são tratadas de forma muito suave. Uma vez que, a série fala de temas como bullying, feminismo, amor, família, sexualidade e ética, sem radicalizar e escolher lados. Portanto, Home Before Dark, conta com um roteiro fascinante, entretenimento de qualidade para toda família.
Home Before Dark é uma delícia de se ver, a inteligência aguçada das crianças, as relações familiares que nos deixam com olhos molhados, os mistérios a serem desvendados. Sobretudo, é uma série cheia de tudo que compõe uma boa história! Dê uma chance e não conseguirá mais parar de ver! Aguardando uma nova temporada ansiosa!
Curiosidades:
A série é adaptação de uma história real de 2014, de uma menina de 13 anos, chamada Hilde Lysiak que investiga um assassinato, em sua vizinhança, na Pensilvânia.
A verdadeira publicação de Hilde Lysiak chamava-se Orange Street News.
O show se passa em Erie Harbor, Washington, no entanto, a verdadeira família Lysiak mudou-se para Selinsgrove, Pensilvânia.
A série foi filmada em British Columbia, Canadá.
Episódios e temporadas:
São 20 episódios em 2 temporadas.
Avaliações:
IMDB – 7,5
Rotten Tomatoes – 81%
Onde assistir?
Home Before Dark está disponível na Apple TV, até o momento com 2 temporadas.
Leia mais...