Criação de conteúdos e gestão de redes sociais
Treze Vidas: O Resgate (2022)
Treze Vidas: O Resgaste (Thirteen Lives) mostra o trabalho da missão de resgate organizada na Tailândia, onde um grupo de crianças e seu treinador de futebol ficam presos em um sistema de cavernas subterrâneas que estão inundando.
Personagens
A História
Treze Vidas: O Resgate narra a história real do esforço global para resgatar um time de futebol tailandês (12 meninos e 1 treinador). A história recontada pelo diretor Ron Howard nos remete aos fatos ocorridos em 2018 na Tailândia, quando, em meio à Copa do Mundo, um time de futebol infantil resolveu se aventurar em uma caverna.
Depois de uma forte chuva, os meninos e seu técnico ficam reclusos e quase submersos dentro de uma espécie de covil subterrâneo, onde basicamente não tinham saída ou o que fazer para se salvarem.
Foram 18 dias até que todos pudessem sair, os experientes mergulhadores Rick Staton (Viggo Mortensen) e John Volanthen (Colin Farrell) e os demais envolvidos levavam até mais de sete horas para fazer um percurso apertado. Com cilindros nas costas e passando por estalactites e estalagmites, o desafio ficou ainda maior ao pensar em como tirar crianças de lá por todo um trajeto desgastante física e psicologicamente.
[caption id="attachment_1322" align="aligncenter" width="300"] Pais e comunidade se unem pelo resgate dos meninos.[/caption]
Pode Ver Sem Medo?
É fato que minha atração por histórias reais favorece a indicação, ainda mais se tratando de uma história recente que pudemos acompanhar.
Mais uma vez ficou claro que, o que a mídia transmite, não chega aos pés do que está, de fato, acontecendo.
A história é forte, angustiante e heróica, e mesmo sabendo o que ia acontecer, não tirou o interesse no filme nem um só minuto.
De antemão já fica claro que o foco do filme foi no resgate, nos detalhes envolvidos para essa manobra incrível, por isso, ao iniciar, vemos rapidamente um pouco da dinâmica dos familiares e os próprios meninos indo em aventura para a caverna. Sem necessidade de explorar mais os fatos anteriores.
Nesse sentido, o que se desenrola é uma verdadeira operação de guerra para descobrir uma forma de resgatar os meninos. A forma como os voluntários foram chegando e se unindo à comunidade para um esforço conjunto, os mergulhadores experts, as famílias, a crença religiosa, os políticos, tudo convergindo para um único objetivo.
Não apenas as ações técnicas como também o simples sustento da fé, foram fundamentais para que tudo funcionasse.
Aliás, é importante mencionar que a língua original ser mantida, com atores da região mencionada, foi um tijolinho a mais na veracidade do que estávamos vendo. (PS: Aprenda Jack Ryan! Falaremos disso em outro post).
Inegavelmente, a resiliência dos meninos encontrados após 10 dias ainda vivos, juntamente com a dificuldade de horas do trajeto até eles, até a ideia genial de anestesiar os meninos para serem transportados para fora, fazem com que nós, espectadores, fiquemos sem fôlego.
Como resultado, temos o retrato de um resgate real com muitos detalhes e valorização dos atos e pessoas envolvidas nele.
Não tem como terminar de ver esse filme e não pensar: todos foram heróis!
Curiosidades:
-
Colin Farrell afirmou que experimentou frequentes ataques de pânico enquanto estava debaixo d'água e hesita em filmar qualquer cena aquática no futuro.
-
O mergulhador Rick Stanton elogiou a precisão do filme, dizendo que a única mudança cinematográfica foi que a água da caverna estava lamacenta. Os mergulhadores reais tinham visibilidade zero, mas "Isso seria impossível de demonstrar porque os espectadores não veriam nada".
-
Por sugestão de Viggo Mortensen, Ron Howard adicionou uma cena durante a produção dos meninos deixados sozinhos no escuro depois que os mergulhadores os descobriram.
-
As garrafas plásticas de água foram amarradas pelos verdadeiros socorristas ao redor dos pés dos meninos. Isso manteve seus pés flutuantes para evitar que se arrastassem pelo fundo áspero da caverna.
-
Durante a pós-produção, John Volanthen levou o equipamento da equipe de som para um verdadeiro mergulho em uma caverna para capturar sons autênticos.
- Um dos doze garotos resgatados na caverna faleceu há tempo na Inglaterra em circunstâncias ainda não bem explicadas.
Os Números:
-
Cerca de 10.000 pessoas contribuíram para o esforço de resgate, incluindo mais de 100 mergulhadores, 900 policiais, 2.000 soldados e numerosos voluntários. O equipamento incluiu 10 helicópteros, 7 ambulâncias e mais de 700 cilindros de mergulho. Mais de um bilhão de litros de água foram retirados por meio de bombeamentos na caverna e na subida, pelas comunidades rurais.
Avaliações:
IMDB – 7,8
Rotten Tomatoes – 86%
Onde assistir?
Treze Vidas: O Resgate está na Prime Video com 2h27min.
Tags:
#ação #aventura #Drama #filmes #primevideVisualizações:
5Comentários (0)
Efetue login para poder comentar. Ainda não tem uma conta? Registre-se