Banner do topo
Logo
Imagem de capa da postagem
Gabrielle

Criação de conteúdos e gestão de redes sociais

Piano de Família (2024): Legado e Conflitos nesse Drama Imperdível

Acompanha a vida da família Charles, que lida com temas de legado familiar e muito mais, ao decidir o que fazer com uma herança, o piano da família.

Personagens

Samuel L. Jackson- Doaker
Danielle Deadwyler- Berniece
Corey Hawkins- Avery
Skylar Aleece Smith- Maretha
John David Washington- Boy Willie
Ray Fisher- Lymon
Michael Potts- Wining Boy
 

Resenha em vídeo

História

Acompanha a vida da família Charles na casa de Doaker Charles e uma herança, o piano da família, que é decorado com desenhos esculpidos por um ancestral escravizado. A peça foca nas discussões entre um irmão e uma irmã que têm ideias diferentes sobre o que fazer com o piano.

História

Pode ver sem medo

Mesmo não aparecendo no filme, Denzel Washington tem tudo a ver com essa produção. Essa é a terceira adaptação de uma peça de August Wilson que ele apoia no cinema — antes, produziu A Voz Suprema do Blues e dirigiu, produziu e estrelou Um Limite Entre Nós.

 

Em Piano de Família, ambientado em 1936, durante a Grande Depressão, em Pittsburgh, um piano esculpido com a história da família Charles se torna o centro de um intenso conflito. Boy Willie (John David Washington) quer vendê-lo para comprar terras e garantir seu futuro, enquanto sua irmã Berniece (Danielle Deadwyler) insiste em mantê-lo como um legado familiar inestimável. O piano, um símbolo do passado e do sacrifício da família, carrega memórias que remontam à época da escravidão.
 

A tensão entre os irmãos é acompanhada por uma dinâmica familiar complexa: o tio Doaker (Samuel L. Jackson), que tenta ser o pacificador; Wining Boy (Michael Potts), com seu passado ligado ao piano; e Avery (Corey Hawkins), um pregador com sentimentos por Berniece. Entre memórias e aparições sobrenaturais, incluindo o fantasma do antigo dono escravocrata, o embate entre preservar o passado ou construir um futuro chega ao limite.


O filme segue o estilo clássico de adaptações teatrais para o cinema: a produção mantém uma atmosfera "encenada", com interpretações intensas, cenários simples e foco absoluto no diálogo. E que diálogo! O texto poderoso de August Wilson brilha, sustentado por um elenco talentoso, garantindo que as palavras tenham um impacto profundo e dominem a cena.

 

E pra não dizer que só de palavras vive o filme, a cena em que Doaker,  Wining Bo, Boy Willie e Lymon começam a cantar a música Berta à capela usando somente os pés batendo no chão e as mãos na mesa, é algo poderoso, que show foi isso!!! De arrepiar!!

 

O filme aborda questões como o legado da escravidão, a importância da memória ancestral e os conflitos familiares decorrentes de diferentes perspectivas sobre o passado. A disputa pelo piano simboliza a luta entre preservar a história familiar e buscar um futuro diferente, levantando reflexões sobre identidade e pertencimento.

 

E conforme a história do passado é revelada, você consegue ver legitimidade na intenção dos dois irmãos, um vê o legado do pai, os ensinamentos de ter uma terra para cultivar, ainda mais se for a do escravocata da sua família. A outra vê o lado da mãe que colocou todo seu sangue, suor e lágrimas em cima daquele piano, não conseguindo nem mais tocá-lo depois de tanto fazer enquanto sua mãe sofria. São visões e sentimentos diferentes, mas todas cheia de amor e memórias da dor de outrora.

 

Talvez o fantasma de Sutter, o escravocata, exista mesmo, mas talvez sejam só os demônios emocionais dessa família presa a essas raízes sofridas que assombram seu presente cheio de passado. E quando finalmente eles conseguem por pra fora isso, talvez tenham exorcizado de fato a assombração de Sutter. 

 

"Piano de Família" é uma obra que combina drama e elementos sobrenaturais para explorar as complexidades das relações familiares e o impacto duradouro do passado. Com atuações poderosas e uma direção sensível, o filme em sua essência é puramente sobre o amor, não é um estilo para qualquer público, é denso em suas duas horas de puro diálogo intenso. Mas é profundo e duradouro. 

 

O filme oferece uma experiência cinematográfica rica e reflexiva, sendo uma adição significativa ao catálogo da Netflix para os apreciadores de narrativas profundas e bem construídas. Se você aprecia algo diferente, vale a experiência!

 

Curiosidades

Samuel L. Jackson, John David Washington, Ray Fisher e Michael Potts estrelaram juntos a produção da Broadway em The Piano Lesson de 2022-2023.

 

John David Washington, que atuou neste filme, também é irmão na vida real de Malcolm Washington (o diretor) e seu pai Denzel é um dos produtores do filme.

 

Primeiro longa-metragem dirigido por Malcolm Washington.

 

"Berta, Berta" é uma música tradicional do blues que remonta à época das chain gangs (grupos de prisioneiros condenados a trabalhos forçados nos Estados Unidos). A canção é um work song — um tipo de música entoada pelos trabalhadores enquanto executavam tarefas árduas, como quebrar pedras ou trabalhar em campos. Essas músicas ajudavam a estabelecer um ritmo para o trabalho e também serviam como uma forma de resistência, expressão cultural e desabafo emocional.

Onde assistir?

Piano de Família está na Netflix.

Avaliações

  • IMDB logo 6,2
    Rotten Tomatoes logo 91%
    PVSM logo 7,5

Tags:

#pianodefamilia #netflixfilmes #cinemadramático #augustwilson #filmesimperdíveis #dramaemocionante #johnwashington #danielledeadwyler #familiaecultura #cinema2024

Comentários (0)