Banner do topo
Logo
Imagem de capa da postagem
Gabrielle

Criação de conteúdos e gestão de redes sociais

Você Não Está Sozinha: A Luta Contra La Manada (2023)

Você Não Está Sozinha: A Luta Contra La Manada - este documentário analisa um estupro coletivo que ocorreu durante o festival de San Fermín de 2016.

 



 

Personagens

Natalia de Molina
 
Carolina Yuste
 

 

A História

Por meio de depoimentos importantes, este documentário analisa um estupro coletivo que ocorreu durante o festival de San Fermín de 2016 e provocou protestos em todo o mundo.  

 

Você Não Está Sozinha: A Luta Contra La Manada

 

Pode Ver Sem Medo?

Depois do caso de estupro em La Manada, em 2016, foi necessário documentar este acontecimento, especialmente porque a indignação e as manifestações generalizadas conseguiram levar o país a mudar a forma como a Espanha define o consentimento. Você Não Está Sozinha: A Luta Contra La Manada documenta essa árdua jornada.

O filme segue as palavras reais usadas pela vítima, embora editadas para maior clareza, mas eles garantiram que suas palavras não fossem acompanhadas de fotos ou atores de aparência semelhante, mantendo a veracidade de suas palavras sem arriscar sua segurança.

O documentário traça paralelos entre o que aconteceu em 2016 e um caso anterior, 8 anos antes, envolvendo uma jovem chamada Nagore. Este crime chocante resultou na morte de Nagore por se recusar a fazer sexo com um homem que tentou forçá-la.

Em 2016, porém, a menina (apelidada de Lúcia no documentário para proteger sua identidade) não disse não. Na verdade, ela ficou paralisada de medo quando cinco homens a encurralaram, empurraram-na contra a porta de um prédio e começaram a estuprá-la, tudo isso enquanto filmavam o abuso em seus telefones.

Estes homens, autoproclamados como “Wolf-Pack”, mantêm a sua atitude indiferente sempre que aparecem nos seus vídeos, acreditando que porque ela “não disse não” Lúcia consentiu com o que fizeram.

No entanto, o que se segue a este caso chocante é onde o documentário se destaca, mostrando o poder das vozes dissidentes e quanta diferença um movimento social pode fazer para pressionar as autoridades a fazerem a coisa certa.

 

Curiosidades:

  • Esse foi o caso que originou a mudança na lei que ocasionou a condenação do jogador Daniel Alves na Espanha.

 

 

Avaliações:

IMDB – 7,4

Rotten Tomatoes –  81%  (audiência)

 

Onde assistir?

Você Não Está Sozinha: A Luta Contra La Manada está na Netflix.

Tags:

#documentario #Drama #lamanada #netflix

Comentários (0)