“Girls Just Want to Have Fun”: 40 anos de sucesso
O primeiro single de Cyndi Lauper se tornou um sucesso nas rádios e na MTV – e continua sendo um querido hino feminista.
Quando Cyndi Lauper estourou com “Girls Just Want to Have Fun”, ela estava mais do que pronta para caminhar ao sol. Lauper lançou sua carreira de cantora no final dos anos 1970 como parte do Blue Angel, mas o álbum de estreia do grupo em 1980 fracassou e problemas legais com seu empresário a levaram a pedir falência.
Ela teve vários empregos ocasionais, incluindo garçonete no IHOP, antes de conseguir um contrato de gravação solo e lançar She's So Unusual em outubro de 1983. “Girls Just Want to Have Fun” quase não entrou no álbum: Lauper sentiu que a música , escrito por Robert Hazard, enfatizou as mulheres como companheiras sexuais.
“Não foi certo para mim”, disse Lauper ao The Hollywood Reporter no início deste ano.
Ela mudou de ideia depois de buscar um som da Motown e ajustar a letra, o que ajudou a rebatizá-la como uma proclamação de que as mulheres merecem desfrutar dos mesmos prazeres que os homens.
Como seu primeiro single, “Girls” entrou na Billboard Hot 100 na 80ª posição em 17 de dezembro. Seu videoclipe, apresentando o amigo de Lauper e lutador profissional, Capitão Lou Albano, no papel de seu pai, ajudou a levar a música ao segundo lugar para se tornar um sucesso que definiu uma geração.
Diz Alison Ellwood, diretora do recente documentário de Lauper, Let the Canary Sing: “Quarenta anos depois, ‘Girls’ continua sendo um hino feminista, capacitando meninas e mulheres a usarem suas vozes para desafiar ataques contra suas mentes e autonomia corporal”.
Quem é fã de músicas dos anos 80, sabe que esse não pode faltar em nenhuma playlist!
Leia mais...
Glass Ceiling é a música de abertura do K-drama da Netflix Queenmaker tocada por NAAKYEUM. NAAKYEUM (나겸) é uma cantora sul-coreana. Ela estreou em 2015 com o álbum single 없다.
Queenmaker (coreano: 퀸메이커) é uma série de televisão sul-coreana de 2023 dirigida por Oh Jin-seok e estrelada por Kim Hee-ae, Moon So-ri e Ryu Soo-young. Foi lançada na Netflix em 14 de abril de 2023.
Letras de 유리천장 (Glass Ceiling)
문밖으로 아주 작은 너의 목소리가 들려
단 한번도 뱉지 못한 가슴 속의 더운 눈물
변함 없는 유리천장 아래 여전히 뜨거운
내 심장이 묻는다
Take me to the sky
Breaking down the wall
When you hold my hand
Dreams are coming true
Is this a fantasy?
This is a real life.
검은 구름이 앞을 가려도
멈추지 않는 비는 없으니
This is a message
I'll never give up for your life
서로 다른 모래길을 달려오던 우리지만
칼날 같은 세상 속에 가진 꿈을 모두 걸어
빈틈없이 투명한 벽 앞에 여전히 뜨거운
내 심장이 묻는다
Take me to the sky
Breaking down the wall
When you hold my hand
Dreams are coming true
Is this a fantasy?
This is a real life
무엇을 찾아 달리는 걸까
우린 모두다 사람일 뿐야
This is a message
I'm on your side with all my heart
I don't want to fly high
I just want to stay with you
I don't want to breaked down
We can all do that
I don't want to fly high
I just want to stay with you
I don't want to breaked down
We all just the only one
Take me to the sky
Breaking down the wall
When you hold my hand
Dreams are coming true
Is this a fantasy?
This is a real life.
검은 구름이 앞을 가려도
멈추지 않는 비는 없으니
This is a message
I'll never give up for your life
Tradução aqui!
Onde ouvir
Além do Spotify ou sua plataforma de música favorita,você pode ouvir Glass Ceiling no YouTube.
Leia mais...
Bella Ciao é a música que ficou famosa na série "La Casa de Papel", uma canção popular italiana que foi adaptada pelos partisans italianos durante a Segunda Guerra Mundial como um hino de resistência contra o fascismo. Ela foi frequentemente cantada pelos partisans italianos que lutavam contra as forças nazistas e fascistas, tornando-se um símbolo de coragem e determinação. Na série, a música é entoada pelos personagens como um símbolo de rebelião contra o sistema e tornou-se um ícone da série.
Mais sobre a trilha
A versão usada na série foi interpretada pelo grupo italiano Modena City Ramblers e lançada em seu álbum de 1999, "Bella Ciao". A canção ganhou popularidade novamente após a exibição da série, tanto que a banda relançou a música em 2018 com uma nova gravação e um videoclipe com cenas da série. A música também entrou em diversas paradas de sucesso em vários países.
Curiosidades
A música foi usada em manifestações políticas e protestos, como na Marcha das Mulheres em Washington D.C. em 2017 e nas manifestações contra a reforma trabalhista na França em 2018.
Onde ouvir
Além do Spotify ou sua plataforma de música favorita, você pode ouvir Bella Ciao com o clipe da série no YouTube.
Leia mais...
Abracadabra é a música dos créditos do filme Assombrosas da Netflix. É uma música de 1982 da banda americana de rock, The Steve Miller Band. A canção foi escrita por Steve Miller e produzida por Steve Miller e Andy Johns. Foi lançada como single e também incluída no álbum "Abracadabra". A letra da música foi inspirada por um livro de magia do século III. A palavra "abracadabra" era originalmente usada como um encantamento mágico para curar doenças.
Mais sobre a trilha
A música apresenta uma batida de guitarra cativante e um riff de sintetizador inesquecível, tornando-a instantaneamente reconhecível e memorável. "Abracadabra" foi incluída em várias trilhas sonoras de filmes e programas de televisão, incluindo "The Love Guru", "The Sopranos", "Charlie's Angels: Full Throttle" e "That '70s Show".
Curiosidades
A música "Abracadabra" foi o maior sucesso comercial da carreira de Steve Miller Band, atingindo o número um na parada de singles da Billboard em 1982.
A música foi regravada por vários artistas ao longo dos anos, incluindo a banda de metal progressivo Dream Theater, que lançou uma versão ao vivo em seu álbum "Score" em 2006.
O videoclipe da música apresenta a banda tocando em um clube de strip-tease fictício chamado "The Magic Touch". A modelo americana e futura atriz de Hollywood, Uma Thurman, aparece no vídeo como uma das dançarinas do clube.
Onde ouvir
Além do Spotify ou sua plataforma de música favorita,você pode ouvir Abracadabra no YouTube.
Leia mais...