Filmes
O Milagre (The Wonder) conta a história de uma enfermeira inglesa que vai até um remoto vilarejo irlandês para investigar o jejum supostamente milagroso de uma jovem.
Leia mais...
Séries
Wandinha (Wednesday) é uma produção de Tim Burton. Wandinha Addams pode estar meio morta por dentro, mas na Nevermore Academy ela vai fazer amigos, inimigos e investigar assassinatos.
Personagens
Jenna Ortega é a grande estrela Wandinha Addams,
Luis Guzmán é Gomez Addams é o pai da protagonista, é casado com Mortícia (Catherine Zeta-Jones).
Fred Armisen é Tio Fester Addams ou Tio Chico, é o tio criminoso de Wandinha.
Emma Myers é Enid Sinclair com quem Wandinha divide quarto.
Percy Hynes White é Xavier, um dos alunos misteriosos da Nevermore Academy.
Gwendoline Christie é a Diretora Larissa Weems da Nevermore Academy, que não gosta da Família Addams.
Hunter Doohan é Tyler Galpin, filho do Xerife Donovan Galpin (Jamie McShane).
Christina Ricci é Marilyn Thornhill, a mãe do dormitório onde estão Wandinha e Enid.
Riki Lindhome como a Dra. Valerie Kinbott.
A História
Enquanto frequenta a Nevermore Academy, Wandinha Addams tenta dominar sua habilidade psíquica emergente, impedir uma matança e resolver o mistério que envolvia seus pais há 25 anos.
[caption id="attachment_797" align="aligncenter" width="300"] Wandinha e a turma de Nevermore[/caption]
Pode Ver Sem Medo?
Inteligente, sarcástica e apática, Wandinha Addams é a grande estrela dessa série. Confesso que não estava animada mas logo de cara a vibe mudou com a frase "as redes sociais são um vazio de afirmações insignificantes". Como não amar essa personagem autêntica?? Sonho de consumo, não se importar com a opinião alheia. À primeira vista a história pode parecer mais clichê de adolescentes problemáticos tentando se encaixar, contudo vemos questões profundas se desenrolarem de forma bem interessante.
Enquanto em um universo de jovens com características peculiares, estão presentes o bullying, frustrações familiares, amizades, romances, também fica clara a dificuldade de tentar ser fiel aos seus valores em uma sociedade cheia de padrões pré-estabelecidos.
A personagem de Jenna Ortega resgata tudo que é necessário em uma história adolescente cheia de mistérios, bem como o saudosismo dos personagens clássicos da Família Addams. Por outro lado, com um humor ácido, a série se torna viciante do começo ao fim.
Enfim, a atuação de Jenna é um ponto alto dessa série, cativando a todos e deixando sua marca na cena da dança que virou um ícone clássico!
Curiosidades:
A série foi filmada na Romênia.
Jenna Ortega não apenas aprendeu a tocar violoncelo, como também teve aulas de esgrima, tiro com arco, canoagem, alemão e boxe para se preparar para seu papel.
Christina Ricci (Sra. Thornhill) já havia estrelado como Wednesday Addams em: A Família Addams (1991) e A Família Addams 2 (1993).
Catherine Zeta-Jones, com 53 anos, é a atriz mais velha a interpretar Mortícia em uma versão live-action.
O título de cada episódio da primeira temporada contém a palavra "woe".
Em entrevista à Teen Vogue, Jenna Ortega disse que fazia autópsias em animais mortos quando criança. Mais especificamente os lagartos mortos que ela encontrava em seu quintal.
Apenas o primeiro e o último episódio da primeira temporada apresentam os créditos de abertura completos, todos os outros episódios simplesmente apresentam o título e o nome do episódio na tela.
Avaliações:
IMDB – 8,4
Rotten Tomatoes – 72%
Onde assistir?
Wandinha está na Netflix com 8 episódios.
Leia mais...
Trilhas Sonoras
God's Gonna Cut You Down já nos pega no ritmo assim que começa Inside Man!
A música é usada várias vezes ao longo do primeiro episódio. Mas ela tornou-se particularmente popular por Johnny Cash, que gravou sua própria versão da música em 2003, e desde então apareceu em vários jogos, programas de TV e filmes.
Ela é um cover de uma música folk americana, tocada por muitos artistas ao longo dos anos, incluindo Marilyn Manson. Mas Inside Man usa um cover totalmente novo de God's Gonna Cut You Down interpretada por John Grant.
Curiosidades
A decisão de usar a música e gravar uma nova versão foi tomada depois que a gravação de Johnny Cash foi usada como música temporária na edição, fato revelado pelo diretor Paul McGuigan em um evento para a imprensa do programa.
John Grant é um músico americano conhecido como vocalista do The Czars. Ele gravou God's Gonna Cut You Down especialmente para a música tema de Inside Man. Produzida pelo compositor David Arnold, que também escreveu a trilha sonora do show.
A tradução da música condiz muito com a história do vigário, o que a faz ficar ainda mais a cara da série! "Você pode correr por um longo tempo, mais cedo ou mais tarde Deus vai acabar com você".
Onde ouvir
Você pode ouvir a versão de John Grant no YouTube e também a gravação de Johnny Cash.
Além de encontrar a trilha sonora no Spotify ou na sua plataforma favorita.
Leia mais...
Séries
Inside Man é uma minissérie de drama criminal criada por Steven Moffat, onde um prisioneiro americano que está no corredor da morte e resolve mistérios para passar o tempo, ajuda uma jornalista britânica a procurar uma amiga desaparecida.
Quem são os personagens?
Estrelada por Stanley Tucci como Jefferson Grieff, um prisioneiro no corredor da Morte, ao lado de Atkins Estimond como Dillon, seu gravador humano, e parceiro na solução dos mistérios.
A jornalista Beth interpretada por Lydia West e Dolly Wells como Janice, a professora particular e vítima.
E David Tennant como o vigário inglês Harry Watling e sua esposa Mary Watling interpretada por Lyndsey Marshal.
A História
Nos EUA, o condenado à morte Jefferson Grieff , pelo assassinato de sua esposa, busca reparar o mal que fez enquanto aguarda sua execução. Na Inglaterra, o vigário Harry está indo buscar Janice, a professora particular de matemática de seu filho, enquanto a jornalista Beth Davenport está à procura de uma nova história para escrever. Depois de se depararem com circunstâncias extremas, o caminho de todos eles irá se cruzar.
[caption id="attachment_762" align="aligncenter" width="300"] Principais personagens[/caption]
Pode ver sem medo?
“Todo mundo é um assassino; basta um bom motivo e um dia ruim." Partindo dessa premissa é que, aparentemente, duas histórias diferentes se entrelaçam nessa minissérie. Grieff, com uma mente brilhante, ajuda a solucionar casos, observando e conectando fatos que mais ninguém vê. Ao mesmo tempo, vemos um novo caso surgir, quando o vigário toma uma decisão errada.
Mesmo parecendo absurdo demais o que se desenrola a seguir, ainda assim vale entrar na história se você analisar o que se quer provar na série, que qualquer pessoa pode se tornar um assassino.
Nesse sentido, vamos acompanhando como uma pessoa comum tomando decisões erradas pode cometer um crime, mesmo não sendo um ser humano ruim. De um lado, temos a genialidade das análises de Grieff, que nos deixam hipnotizados querendo saber mais, enquanto de outro, vemos como uma mentira pode transformar a vida de uma pessoa, com uma simples escolha.
Enfim, a série mostra que mesmo parecendo algo estúpido e impossível de ser real é assim que alguém pode se tornar um assassino, em decisões simples.
Ah, e vale a pena comentar, a música tema da série dá um toque especial! Caiu como uma luva! Inside Man usa God's Gonna Cut You Down como sua música tema, que é uma canção folclórica americana tradicional, gravada pela primeira vez pelo Golden Gate Quartet, aqui com John Grant.
Curiosidades:
Do mesmo roteirista de Doctor Who, Sherlock e Drácula.
Produção original da BBC.
Avaliações:
IMDB – 6,6
Rotten Tomatoes – 65%
Episódios e Temporadas
Minisserie com 4 episódios.
Onde assistir?
Inside Man está na Netflix.
Leia mais...
Filmes
O Telefone Preto (The Black Phone) fala de um menino de 13 anos que após ter sido raptado por um assassino de crianças e trancado num porão à prova de som, então começa a receber chamadas num telefone desligado das vítimas anteriores do assassino.
Quem são os personagens?
Ethan Hawke interpreta o "Grabber", um serial killer. Ainda como personagens centrais temos Mason Thames e Madeleine McGraw, como os irmãos Finney e Gwen e o pai deles Terrence, interpretado por Jeremy Davies.
Bem como, Miguel Cazarez Mora como Robin e os detetives Wright e Miller, interpretados por E. Roger Mitchell e E. Roger Mitchell.
A História
Finney, um tímido mas inteligente garoto de 13 anos, é sequestrado por um assassino sádico e preso em um porão à prova de som onde gritar é de pouca utilidade. Quando um telefone desligado na parede começa a tocar, Finney descobre que pode ouvir as vozes das vítimas anteriores do assassino. E eles estão decididos a garantir que o que aconteceu com eles não aconteça com Finney.
[caption id="attachment_699" align="aligncenter" width="300"] Finney ao telefone com uma das vítimas[/caption]
Enquanto isso, sua irmã Gwen tem sonhos que indicam o lugar onde ele pode estar e corre contra o tempo para tentar ajudar os detetives Wright e Miller a ajudar o irmão. Finney continua a fazer tentativas para escapar que apenas falham, até que uma das vítimas do serial killer fala sobre um plano que finalmente poderia levar Finney à liberdade.
Pode Ver Sem Medo?
Ambientando nos anos 70 em Denver, O Telefone Preto, com sua película vintage, mostra logo de cara que não irá focar só no terror e tão pouco no serial killer.
Do mesmo diretor de Doutor Estranho, Scott Derrickson, o filme é uma adaptação de um conto de Joe Hill, a história de um serial killer com elementos sobrenaturais que conduzem a trama. Ethan Hawke, sem dúvida, dá um show de interpretação, mesmo passando o tempo todo com a máscara de demônio que cobre partes de seu rosto. Sua atuação com as mudanças de vozes, risadas macabras e linguagem corporal fazem toda a diferença, com efeito no clima do filme.
Contudo, são as crianças que brilham, a atuação dos irmãos Finney e Gwen e de Robin são marcantes e fundamentais. O filme tem como pano de fundo os abusos de um pai alcoólatra, bullying entre as crianças na escola e, além disso, a clarividência precoce de Gwen que a faz terem diálogos interessantes com Jesus.
Nesse sentindo, é Gwen que lidera a investigação policial enquanto as vítimas anteriores se comunicam com Finney enquanto ele está nas garras de um assassino. É essa semelhança de um sistema de apoio de criança para criança na ausência de adultos confiáveis que torna "The Black Phone" mais do que uma simples história de terror.
Derrickson e Cargill elaboram uma narrativa diferenciada e multifacetada que pega elementos de terror e os apoia com uma discussão atenta dos ciclos de abuso, trauma e o vínculo da juventude. Enfim, é uma história que vale a pena ser vista, com a mente aberta!
Curiosidades:
O filme foi adiado de seu lançamento inicial em janeiro de 2022 para junho de 2022 devido a exibições de pré-visualização inesperadamente excelentes. Assim que Blumhouse percebeu o quão boas foram as primeiras reações, eles deram uma data de lançamento para o verão.
As conversas de Finney com as crianças desaparecidas ao telefone foram filmadas com Mason Thames falando com os outros atores ao telefone.
O Grabber usa várias máscaras assustadoras ao longo do filme, cada uma expondo diferentes partes de seu rosto. As máscaras foram projetadas pelo lendário maquiador protético Tom Savini.
O Grabber usa balões pretos para sequestrar suas vítimas. Isso lembra a pintura que a filha faz na parede de seu quarto em A Entidade (2012) também estrelado por Ethan Hawke.
Avaliações:
IMDB – 6,9
Rotten Tomatoes – 83%
Onde assistir?
O Telefone Preto tem 1h43min e está na AppleTV para alugar.
Leia mais...
Documentários
Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo é dirigido por Juliana Vicente, a produção mostra a origem e a ascensão dos Racionais MC’s. O lendário grupo de rap que transformou a poesia de rua em um movimento poderoso no Brasil e no mundo.
Estrelado por:
Edi Rock, Ice Blue, DJ KL Jay e Mano Brown.
A História
O longa, em formato de documentário, apresenta cenas inéditas, gravadas ao longo dos mais de 30 anos de carreira do grupo, entrevistas exclusivas com o quarteto do rap e relatos que reforçam o impacto e o legado dos músicos desde os primeiros shows nas ruas de São Paulo até os dias de hoje.
[caption id="attachment_672" align="aligncenter" width="300"] O grupo revendo fotos antigas.[/caption]
Pode Ver Sem Medo?
O documentário é muito bem produzido! Mesmo que você não conheça a trajetória do grupo, como eu não conhecia, será possível entender essa história.
A cronologia apresentada, aliada às imagens do quarteto ao longo desses 30 anos, compõe uma história forte de tal forma que inspira sem apelar.
A importância desse grupo e suas músicas para comunidade pobre e negra é inegavelmente absurda e sem precedentes. Eram jovens falando para jovens, compartilhando a realidade da periferia!
Suas histórias de vida, suas inspirações, sonhos e a necessidade de transmitir a verdade em letras poderosas àqueles que são marginalizados, fizeram do grupo um fenômeno não só nas comunidades mas também no Brasil e no mundo.
Desde a junção dos 4 jovens à explosão internacional do Racionais, passando pelos álbuns, grandes sucessos, conflitos, perseguições e muita luta, certamente o documentário nos faz entender o que significa "De São Paulo para o mundo".
Por fim, para quem curte a cultura hip-hop e quer saber sobre a origem e ascensão desse quarteto, Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo é conteúdo obrigatório.
Curiosidades:
Antes do lançamento na Netflix, a produção teve uma exibição única na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no dia 31 de outubro, na Cinemateca Brasileira.
Considerado o maior grupo de rap do Brasil, os Racionais se apresentaram pela primeira vez no Rock in Rio, em 2022.
Avaliações:
IMDB – 8,8
Onde assistir?
Racionais está na Netflix com 1h56min.
Leia mais...
Notícias
1899: estreia na Netflix hoje, 17/11, a série é dos mesmos criadores de DARK, terá como língua principal o inglês e contará com oito episódios.
1899 é uma produção completamente nova. Não tem nada a ver com Dark – nada além dos criadores e características de produção.
Sinopse:
O ano é 1899 e eventos misteriosos mudaram o rumo de um navio de imigrantes a caminho de Nova York. Agora, os passageiros terão que desvendar um enigma alucinante.
A História:
A série começa com um pesadelo quando Maura Franklin, uma médica inglesa, acorda de um sonho. Nele, ela é ameaçada por um homem misterioso envolto em sombras. Assim, imediatamente ao sair de seu quarto, fica claro que ela já está a bordo de um navio.
Seu irmão Henry e mais de mil outras pessoas estão desaparecidos há quatro meses desde que algo aconteceu com o Prometheus, um navio irmão daquele em que Maura está. Sua única pista do que aconteceu é uma carta endereçada a Henry pedindo-lhe que viesse para Nova York o mais rápido possível.
Há um estranho símbolo gravado na cera que sela a carta: um triângulo invertido com uma linha cruzando a parte inferior (quase como o inverso de como os icebergs na água costumam ser desenhados). Este símbolo aparece regularmente ao longo da série: no chão embaixo de uma cama, no colar de um personagem e como uma tatuagem no pescoço de outro. É um visual recorrente impressionante, embora no início da série seu propósito ou significado não seja claro.
Então, o navio tem sua jornada interrompida, tomando um rumo inesperado, quando eles descobrem outro navio à deriva em mar aberto. O que eles encontrarão a bordo transformará sua passagem para a terra prometida em um pesadelo horrível.
Curiosidades:
Se a série faz questão de te deixar observando cada detalhe, Odar, diretor de todos os episódios, deixa claro sobre a abertura: “Olhe de perto, senão você vai perder alguma coisa.”
Mesmo com personagens de diferentes nacionalidades, todos eles falam com seus respectivos idiomas na série.
Enfim, mais uma estreia que não podemos perder, recheada de mistérios!
Leia mais...
Filmes
Passagem (Causeway) conta a história de uma militar dos EUA que sofre uma lesão cerebral traumática enquanto lutava no Afeganistão e precisa voltar para casa. Quando ela conhece o mecânico local, James, a dupla começa a estabelecer um vínculo inesperado.
Trailer
Quem são os personagens?
Passagem tem Jennifer Lawrence como a militar Lynsey, Brian Tyree Henry como o mecânico James e Linda Emond como Gloria, mãe de Lynsey. Juntamente com Jayne Houdyshell que interpreta Sharon, a enfermeira na casa de transição.
A História
Lynsey (Jennifer Lawrence) é Engenheira Hidráulica do exército dos EUA que sofre uma explosão durante uma missão no Afeganistão, causando lesão cerebral. Dessa maneira, ela é obrigada a retornar para New Orleans, passando antes por uma casa de transição, onde, sob os cuidados da enfermeira Sharon, começará sua árdua recuperação.
No momento em que retorna à casa onde cresceu é hora de encarar de frente o passado que ali deixou. É aí que conhece James (Brian Tyree Henry), o mecânico com quem irá construir uma amizade.
[caption id="attachment_636" align="aligncenter" width="300"] Lynsey e James se conhecem[/caption]
Lynsey e James tem conversas, seja no carro, nas piscinas que ela limpa em um trabalho temporário, ou no simples ato de tomar um sorvete juntos, que irão permitir que se conheçam pouco a pouco, revelando mais deles mesmos e de outros.
Pode ver sem medo?
Passagem é um drama poderoso que mostra os efeitos de um trauma na vida das pessoas, com atuações poderosas e emocionantes de Jennifer Lawrence e Brian Tyree Henry.
Além de mostrar o drama dos soldados que retornam da guerra feridos com todas as lutas do estresse pós-traumático, também acompanhamos a luta de um civil em superar suas dores físicas e emocionais.
Lynsey foge de uma família desestruturada, de uma mãe que parece não se importar com a vida dela, que a empurra cada vez mais a querer voltar para a guerra. Em contrapartida, James foge de um erro do passado e busca libertação.
Enfim, é nos momentos de diálogos e encontros de Lynsey e James que vemos a história de redenção do filme acontecer.
Com isso, Passagem foge dos clichês de drama e com nuances profundas de dilemas reais nos faz imergir na vidas desses personagens e sentir que valeu muito à pena desfrutar dessa história.
Curiosidades:
Lila Neugebauer faz sua estreia na direção.
Passagem foi filmado no verão de 2019, mas não estreou até 2022.
Um suposto título anterior do filme era "Red, White, and Water".
Avaliações:
IMDB – 6,6
Rotten Tomatoes – 85%
Onde assistir?
Passagem está disponível na AppleTV com 1h34min.
Leia mais...
Notícias
John Wick 4 teve o Trailer Oficial Legendado divulgado no dia 10/11, quinta-feira!
John Wick 4: Baba Yaga, tem estreia prevista nos cinemas brasileiros em 23 de março de 2023 e será mais uma vez dirigido por Chad Stahelski. Nele Reeves volta a interpretar o assassino profissional. Com toda a certeza, o quarto longa promete cenas impactantes, como os outros três já apresentaram. Mas a cada novo episódio, o matador de aluguel mais alucinante dos últimos tempos terá de enfrentar gente ainda mais barra pesada.
Jonh Wick em cena
Na continuação, Wick deve enfrentar um novo inimigo com poderosas alianças em todo o mundo e forças que transformam velhos amigos em inimigos. Keanu Reeves vem ao Brasil em dezembro para participar da CCXP 2022 para divulgar o filme. A série deveria ser uma trilogia durante ou logo após De Volta ao Jogo (2014) ser feito. Contudo, vendo seu crescente sucesso, os cineastas queriam ter certeza de continuar expandindo o universo em que os filmes se passam.
O filme foi anunciado com uma mensagem de texto: "Você serviu. Você será útil. John Wick: Capítulo 4 está chegando! Além disso, foi inicialmente programado para ser lançado no mesmo dia de Matrix Resurrections (2021), que também estrela Keanu Reeves, no entanto, mudou por causa da pandemia do COVID-19.
Quem está ansioso por essa estreia? Eu, com certeza, estou!
Leia mais...
Séries
O Paciente (The Patient) é uma minissérie sobre um psicoterapeuta que recentemente perdeu sua esposa, é raptado por um assassino serial com o esquisito pedido de ajudá-lo para conter seus impulsos homicidas.
Quem são os personagens?
Alexander Strauss (Steve Carell) é um psicoterapeuta experiente e seu novo paciente é (Domhnall Gleeson) que é um assassino em série e deseja conter seus impulsos homicidas.
Além de Carrell e Gleeson, o elenco conta com David Alan Grier (Meu Pai e outros Vexames), Linda Emond (Casamento de Verdade), Alex Rich (GLOW), Laura Niemi (Pânico na Cabana), Andrew Leeds (Cristela) e mais.
A História
O Paciente é um suspense, íntimo e contido. Por longos períodos, funciona como uma dupla, com cenas que envolvem um par de atores fazendo um trabalho excepcional em frente ao outro. Steve Carell como terapeuta Dr. Alan Strauss e Domhnall Gleeson (praticamente irreconhecível) como Sam, um paciente com tendências homicidas.
Sam começa as sessões no escritório de Alan, onde ele usa um pseudônimo e não é completamente franco sobre a profundidade de seu problema. Então, ele sequestra Alan supondo que uma terapia mais regular em sua casa, onde ele pode falar livremente, finalmente permitirá que ele faça um avanço. Assim, a maioria das cenas passa a se desenrolar no porão da casa de Sam, com Alan acorrentado pelos pés. Enquanto tenta convencê-lo a conter sua vontade de matar!
Dr. Strauss tenta conter Sam mais uma vez.
Alan traz sua própria bagagem para as sessões, e seus problemas são tão proeminentes quanto os de Sam. Através de flashbacks e algumas discussões imaginadas com seu próprio terapeuta, Charlie. Dessa forma descobrimos que a esposa de Alan, Beth, morreu recentemente de câncer e que se afastou de seu filho. Assim também, temos a impressão que Alan é um paciente, resolvendo consigo mesmo dilemas e frustrações passados.
Durante o dia, Sam segue sua vida "normal", ele trabalha e tem uma ex-esposa e, ao longo da história, descobrimos que mora com sua mãe. Quando volta para casa do trabalho, os faróis de seu carro iluminam o porão como se alguém finalmente tivesse vindo em socorro de Alan, uma esperança extinta cada vez que Sam atravessa as portas de vidro deslizantes. Pronto para mais uma sessão, o ciclo se repete, dia após dia!
Pode Ver Sem Medo?
O Paciente é um thriller sobre um homem sendo mantido prisioneiro por alguém que ele deve tratar. Sam, não é um serial killer da maneira que você pode imaginar. Ele deseja que Alan o cure do seu desejo de tirar a vida de pessoas que ele considera ofensivas.
Embora estejamos acostumados a ver Carell em comédias, aqui, entrega uma de suas performances dramáticas mais fortes, transmitindo pânico em momentos de angústia genuína.
O Paciente é um misto de expiação e perdão, da necessidade de encontrar empatia e reconhecer seus próprios pontos cegos, de buscar a justiça e perceber que ela nem sempre vem.
Essa série traz momentos de choques e descobertas que nos deixam sem fôlego, sem dúvida, você precisa ver, ela é instigante e surpreendente no final! E as atuações são brilhantes!
Curiosidades:
Além de protagonista, Steve Carell é produtor executivo da série.
Avaliações:
IMDB – 7,0
Rotten Tomatoes – 86%
Episódios e Temporadas
Minissérie com 10 episódios
Onde assistir?
O Paciente pertence ao canal FX e ao streaming Hulu, ambos da Walt Disney, e será distribuída no Brasil pelo Star+.
Leia mais...
Séries
O Clube da Meia-Noite (The Midnight Club) é uma série de terror da Netflix onde em uma clínica para adolescentes em estado terminal, integrantes de um clube secreto fazem um pacto sinistro: quem morrer primeiro terá que mandar um sinal do além. Essa é mais uma criação de Mike Flanagan, o mesmo da Missa da Meia-Noite!!!
Quem são os personagens?
Brightcliffe é o lar de Ilonka (Iman Benson), Kevin (Igby Rigney), Spencer (Chris Sumpter), Sandra (Annarah Cymone), Cheri (Adia), Anya (Ruth Codd), Amesh (Sauriyan Sapkota) e Natsuki (Aya Furukawa). São personagens com histórias tão complexas que fazem as temáticas abordadas serem mais diversificadas, tornando-se, por isso, um fator fundamental para prender a atenção do público.
A História
Ilonka, é uma estudante do Ensino Médio que recebe um diagnóstico de câncer terminal, ela está prestes a entrar na faculdade. Após o diagnóstico, começa a pesquisar e acha Brightcliffe, uma instalação para a qual seu pai adotivo pode levá-la. Com uma esperança secreta de que haverá uma cura milagrosa para ela. O que encontra, primeiro, é um círculo de adolescentes doentes que se reúnem quando o relógio bate meia-noite para compartilhar histórias assustadoras.
[caption id="attachment_595" align="aligncenter" width="300"] Clube reunido para as histórias[/caption]
Logo, o grupo faz um pacto: o primeiro deles que morrer deve tentar se comunicar com os amigos que sobreviveram para dar um sinal de que existe algo além da vida. Tão pouco um deles morre, coisas estranhas começam a acontecer.
A partir daí eles se envolvem para tentar desvendar vários mistérios por traz da mansão Brightcliffe, desaparecimentos, rituais e histórias pessoais se misturam até o último episódio.
Pode ver sem medo?
Todas as interpretações merecem reconhecimento, o elenco faz um ótimo trabalho, de tal forma que nos faz manter o interesse na série até o último episódio. Em contrapartida, como em cada episódio um paciente narra uma história diferente, muitas vezes faz com que percamos o interesse por histórias que se afastam da premissa original da série.
O mistério central parecia sólido e instigante nos primeiros episódios, mas a série prometia muito mais do que aquilo que realmente entregou. Pois o mistério acabou ficando em segundo plano, a história acaba sendo mais sobre a dor e a perda, em como lidar com o luto e a morte eminente.
Mas o lado humano dos conflitos de cada personagem faz com que tenhamos empatia por cada um deles. As questões existênciais que fazem parte, muitas vezes, da nossa realidade, faz com que a série alcance o coração do público. Com episódios muito bons e outros nem tanto assim, ainda vale a pena assistir, esquecendo um pouco do mistério e considerando a forte storytelling.
Curiosidades:
Mike Flanagan adaptou O Clube da Meia-Noite de um livro de Christopher Pike.
Brightcliffe é a mesma casa usada em Locke & key, especialmente construída pela Netflix.
Vários membros do elenco de "Missa da Meia-Noite" aparecem no elenco de "O Clube da Meia-Noite".
O quarto de Rhett é uma homenagem ao personagem de Johnny Depp em "A Nightmare on Elm Street"(1984).
Avaliações:
IMDB – 6,6
Rotten Tomatoes – 87%
Episódios e Temporadas
1ª temporada disponível com 10 episódios.
Onde assistir?
O Clube da Meia-Noite está na Netflix.
Leia mais...
Filmes
Nada de Novo no Front (Im Westen nichts Neues), o filme alemão da Netflix, conta a emocionante história de um jovem soldado alemão no front da Primeira Guerra Mundial. O longa é baseado no livro de Erich Maria Remarque, um clássico pacifista escrito em 1929. Paul e seus companheiros experimentam em primeira mão como a euforia inicial da guerra se transforma em desespero e medo enquanto lutam por suas vidas.
Quem são os personagens?
O filme é estrelado por Daniel Brühl como Matthias Erzberger, o homem que assinou o armistício com as exigências do General Ferdinand Foch (Thibault de Montalembert). E pelo grupo dos adolescentes Felix Kammerer como Paul Baumer e seus amigos Albert (Aaron Hilmer) e Muller (Moritz Klaus), que se alistam voluntariamente no exército alemão.
Pode ver sem medo?
Nada de Novo no Front poderia ser só mais uma adaptação de guerra seguindo os moldes de Hollywood, mas não, ele é primoroso. Ao passo que os filmes de guerra, normalmente, mostram o lado vencedor, com seus heróis gloriosos, Nada de Novo no Front traz a visão do lado oprimido. Não, a guerra não é heroica, tão pouco gloriosa, ela é suja, cruel e sombria.
Isso fica claro durante a transformação do jovem Paul Baumer, que movido pelos discursos ufanistas se alista no exército alemão junto com seus amigos. Portanto, ao iniciarem essa jornada estão convictos que lutarão uma batalha legítima que é deles também, movidos por palavras idealistas e discursos bonitos.
Ao longo do filme percebemos a perda da inocência desses jovens soldados. A narrativa mostra, de forma lenta e pesada, a realidade nua e crua de uma guerra: estar em alerta constante! Afinal, Baumer e seus companheiros estão presos em uma das tantas trincheiras do front ocidental, enquanto esperam poder avançar sem serem massacrados pelo inimigo à frente. Sendo obrigados a cometerem atos impensados, acabando com a esperança de uma volta para casa.
Baumer e seus companheiros em luta na trincheira.
Nada de Novo no Front apresenta o contraste entre a realidade de quem está no campo de batalha e a segurança dos senhores da guerra, enquanto os soldados bebem água suja e lutam pelo que comer, os generais esbanjam banquetes em seus gabinetes. Por fim, quem planeja a guerra não está no campo de batalha sujeito a tiros e nem disposto a morrer por ela.
Esse é um filme que, com certeza, vale muito a pena assistir! Mesmo tantos anos depois se mostra atual e necessário, pois vemos tantas pessoas imbuídas em entrar em batalhas que não são delas. Lutando por ideais que só favorecem aos poderosos.
Curiosidades:
Apresentação oficial da Alemanha para a categoria 'Melhor Longa-Metragem Internacional' do 95º Oscar em 2023.
Esta é a terceira versão desta história. Os outros dois são a renomada versão vencedora do Oscar de Melhor Filme de Nada de Novo no Front (1930), de Lewis Milestone, e a versão menos conhecida de 1979, de Delbert Mann.
Este também é considerado o filme alemão mais caro da história da Netflix.
O título, "All Quiet on the Western Front", refere-se ao final do romance em que o filme é baseado, onde o leitor é informado de que o único relatório naquele dia foi "não havia nada de novo para relatar na Frente Ocidental".
Avaliações:
IMDB – 7,9
Rotten Tomatoes – 91%
Onde assistir?
Nada de Novo Front está na Netflix com 2 h 28 min.
Leia mais...